quarta-feira, 28 de julho de 2010

Horário infantil pede socorro na faixa matinal.

Gente, o que vem a ser a atual programação infantil na televisão? Chega a dar vergonha assistir esses programas ao lado das nossas crianças... os bons e velhos programas infantis dos anos 80 e 90 foram totalmente varridos da programação da tv aberta.

Enquanto isso, alguns poucos canais de tv fechados, que se dizem voltados ao público infantil, exibem atrações totalmente ruins e importadas de outros paises, como os teletubbies. Os programas legais ficaram no passado, para nunca mais voltar!



A Rede Globo, emissora tão competente nesses quesitos em outras épocas, resolveu preencher sua programação semanal com um programa ao estilo "Video Show", onde os apresentadores (totalmente sem empatia com o público infantil) aparecem por segundos no video, anunciando as atrações seguintes. Fico imaginando a cara destes apresentadores quando o diretor grita "CORTA!"... devem se sentir as pessoas mais toscas do mundo!

Chega a ser realmente lastimável que uma emissora que já preencheu sua faixa matinal com as estrelas Xuxa e Angélica esteja tão em baixa com o público infantil. A Globo perdeu grande parte do seu público justamente na faixa matutina, onde chega a apanhar no ibope pras concorrentes Record e SBT em alguns dias. Fora que o efeito de share (números de aparelhos de tv sintonizados na emissora) baixo em uma faixa do dia parece se estender aos demais horários do dia, prejudicando a média de todos os programas da casa.



Xuxa até tentou voltar à faixa matutina no início dos anos 2000, mas falhou: já na casa dos 40 anos, a apresentadora perdeu a empatia com o público infantil que a mantinha em alta na época do Xou da Xuxa. Seu outro público em potencial, os adolescentes (ex-baixinhos de outrora), ficaram carentes da apresentadora quando a mesma extinguiu o Planeta Xuxa de sua vida. Parece que o fim da parceria com Marlene Mattos não fez bem à artista.

Já Angélica migrou de público, mas ficou confinada à gincana do Video Show (que ainda tinha alguma graça quando recebia artistas da casa) e a um programa semanal em que mostra a intimidade dos artistas. O programa Estrelas, que vai ao ar todo Sábado, é muito bom e bem produzido - porém pequeno para o espaço que a apresentadora merece.



No SBT, o negócio é mais feio. Por ser uma emissora mais liberal na grade de horários, o SBT já levou ao ar novelas com conteúdo totalmente infantil em seu horário nobre. As atrações Carrossel e Chiquititas, esta última produzida em parceria com a Argentina TeLeFe, causaram verdadeiros problemas na audiência da Globo quando foram ao ar. Já as atrações infantis se resumiram ao comando de uma criança de 6 anos que tem tudo pra virar uma segunda Simony: Maísa. A menina tem muita desenvoltura e potencial em frente às câmeras, mas é muito nova para estar exposta à mídia como está sendo.

Por último, o que falar dos atuais desenhos? Com RARÍSSIMAS exceções, são PÉSSIMOS! Na minha época de criança, assistíamos clássicos dos estúdios, como Mickey e Donald, Tico e Teco, Tom e Jerry, Looney Toons, Caverna do Dragão, She-ra e He-man e Power Rangers. As crianças de hoje são educadas à base de muito desenho japonês de luta, pancadaria e violência. O que falar dos horrendos Dragon Ball e todos os seus derivados?



É difícil olhar pra televisão hoje em dia e ainda achar algo de bom entre as atrações infantis. Também nessas horas, a nostalgia me pega de jeito... e você?

2 comentários:

  1. A Globo mudou de estratégia com o público infantil. Antigamente os programas tinham brincadeiras além de desenhos. As apresentadoras tinham desenvoltura e não falavam com os telespectadores da maneira constrangedora que fazem hoje. Devem ter chegado a conclusão que não vale a pena gastar dinheiro produzindo conteúdo se criança que não atraem publicidade e portanto dinheiro.

    Os desenhos da nossa geração são diferentes dos atuais, assim como os orientais são diferentes dos ocidentais. Dizer que um é melhor que o outro é besteira. Desenhos antigos recorrem a estereótipos, e a dualidade vilão/herói é claramente delineada. Nos desenhos atuais essa distinção é um pouco mais sutil, personagens oscilam entre o bem e o mal. Já os desenhos orientais contam uma história através de vários episódios, já os ocidentais costumam contar uma história em cada episódio. A liberdade para retratar violência e humilhação também mudaram com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Ei ei ei!!! Dragon Ball é da nossa época também!!! É um clássico da Manchete junto com Cavaleiros do Zodíaco.

    E Dragon Ball é foda!! Como a pessoa aí de cima disse, desenhos orientais são diferentes dos ocidentais em vários aspectos. Ao contrário do que parece pra quem não conhece, Dragon Ball não é só luta e pancadaria.

    E aliás, a maioria dos desenhos japoneses ensinam muito mais que os desenhos americanos. Na real a maioria dos animes não são feitos para crianças. Existem alguns que são bem infantis sim, e são bem fofos. Mas a maioria é direcionada pra crianças mais velhas.

    ResponderExcluir