domingo, 25 de julho de 2010

Autores: o que há com eles?

Pessoal, hoje quero falar de dois autores que andam em baixa na Rede Globo. Andam em baixa na minha opinião, que fique bem claro: Antônio Calmon e Walther Negrão. Ambos, autores do arrasa-quarteirão TOP MODEL (1989), não conseguiram emplacar mais os seus tradicionais folhetins de sucesso do final dos anos 90 para cá. É de se estranhar que autores tão criativos e bons de texto estejam falhando tanto e micando na audiência como estão.

Calmon, que migrou do cinema para as séries de tv e depois para as novelas, tem ótimos trabalhos no currículo, como as novelas VAMP (1991), OLHO NO OLHO (1993), CARA & COROA (1995), CORPO DOURADO (1998) e UM ANJO CAIU DO CÉU (2001). Em 2002, quando tentou repetir o sucesso da novela vampiresca, falhou feio ao escrever O BEIJO DO VAMPIRO. A obra derrubou 4 pontos de média geral em relação à anterior, a também criticada DESEJOS DE MULHER, de Euclydes Marinho. Uma outra crítica foi a escolha de Marcos Paulo como diretor geral da trama, pois quem havia dirigido a outra novela foi Jorge Fernando.



Antônio Calmon sempre trabalhou com ótimos elencos, mas não vem repetindo o sucesso que tinha anteriormente. Em 2004, co-assinou COMEÇAR DE NOVO, com Elizabeth Jhin, autora de ESCRITO NAS ESTRELAS. Ao tentar sair do universo jovem, seu público-alvo, errou mais ainda a mão e se perdeu totalmente. Nem as atuações de Eva Wilma e Marília Pêra salvaram a novela. Por último, assinou o fracasso TRÊS IRMÃS (2008), menor média geral do horário empatada com TEMPOS MODERNOS.



Na minha opinião, o ponto alto do trabalho deste autor foi a novela CARA & COROA. Christiane Torloni deu vida às gêmeas Vitória e Fernanda, que não sabiam que eram irmãs e se conhecem na prisão. A atriz marcou as diferenças entre as personagens fortemente, ao mudar o olhar e tom de voz de cada uma delas e não deixou nada a dever às gêmeas de Glória Pires em MULHERES DE AREIA (1993). Assistindo as cenas, é difícil imaginar o que aconteceu à criatividade do autor.

Já Walther Negrão, autor com mais obras na tv, escreveu sucessos sucessos como FERA RADICAL (1988), DESPEDIDA DE SOLTEIRO (1992) e TROPICALIENTE (1994). Após estes fenômenos, tentou escrever uma novela espírita: ANJO DE MIM (1996). A proposta era boa, mas a novela não cativou o público inicialmente. Em 1998, escreveu uma novela para as crianças chamada ERA UMA VEZ. Apesar de regular, a trama era o que se conhece basicamente como água com açucar. Não haviam grandes emoções!

As novelas de Negrão chegavam, passavam e não aconteciam mais como antigamente. Vimos passar em branco as obras VILA MADALENA (2000), tentativa de Walther no horário das 19h, COMO UMA ONDA (2004) e DESEJO PROIBIDO (2007). Padecendo do mesmo mal que Calmon, o autor trabalhou com grandes atores, que interpretaram alguns bons personagens. Mesmo assim, isso não rendeu uma boa audiência.



Minha novela preferida desse autor é DESPEDIDA DE SOLTEIRO, que contou com um ótimo elenco e tinha uma história interessante. Lucinha Lins viveu uma mocinha muito forte, no auge da sua beleza. Lúcia Veríssimo também estava lindíssima e fez da doce Flávia uma mulher guerreira. Sinto falta dessa atriz nas novelas. A trilha sonora de DESPEDIDA DE SOLTEIRO também era muito boa.



O que será desses dois autores no futuro? A resposta é difícil de prever, mas Walther Negrão vem aí no horário das 18h, após ESCRITO NAS ESTRELAS, com uma trama de interior chamada ARAGUAIA. Enquanto isso, Calmon já disse em uma entrevista que pretende escrever uma terceira novela sobre vampiros em breve. É aguardar para ver, torcendo para que esses dois recuperem a sua criatividade de outrora. Até mais!

Um comentário:

  1. Só acho o seguinte, que aposta no sucesso da década tem chances de sair bem, eu falo caso tenha uma 3ª novela sombre vampiros. Virou moda dessa década vampiros estão em tudo, então se o autor caprichar veremos uma novela realmente boa de ficção

    ResponderExcluir