quinta-feira, 22 de julho de 2010

A dramaturgia fora da Vênus Platinada.

Seguindo a sugestão de um amigo, falarei um pouco de outras emissoras além da Globo no post de hoje. Embora 95% das grandes produções sejam provenientes da emissora carioca, existiram boas novelas também fora dela.



No SBT tivemos, por exemplo, a novela Pérola Negra (1998), protagonizada por Patrícia de Sabrit - que anda sumida da tv desde então. Adaptada de uma sinopse estrangeira, esta produção foi gravada por inteiro com um ano de antecedência, indo ao ar inteiramente terminada. Apesar de um roteiro simples e já abordado em tramas brasileiras, como Plumas & Paetês (1983) e Esplendor (2000), a novela apresentava um ar agradável, com boas atuações da maior parte do elenco. Assisti esta novela inteira e gostei bastante do que vi.

Não tenho o que comentar a respeito das novelas mexicanas exibidas pelo canal. Primeiro porque a dublagem, acompanhada sempre das mesmas meia dúzias de vozes dos dubladores - já reparou que a vovó Piedade tinha a voz da árvore da Pocahontas, ou então que o capitão do Titanic tinha a voz do Seu Peru? - estraga totalmente a atuação dos atores estrangeiros. Segundo porque acho nossos roteiros infinitamente superiores em criatividade e texto. E por último, porque a edição das novelas mexicanas me irrita... aquelas mil tomadas dos ambientes externos, que intermedeiam uma mesma cena, é algo meio desconexo e "tosco" pra mim.

Tendo falado de uma novela do SBT, passarei à Rede Record. Nunca consegui assistir a nada desta emissora, pois simplesmente acho lamentável a forma com que trocam de horários, jogando a programação sempre pra uma hora antes ou depois, sem mais ou menos. Tenho amigos que assistiram algumas coisas, como a estreiante Gisele Joras, escolhida em concurso promovido pela emissora, com sua Amor & Intrigas. Um amigo me disse que logo logo ela pisa na Globo... não duvido!

A vida das novelas na televisão sempre foi muito presa à Rede Globo. A única emissora que chegou a fazer sombra à mesma foi a Rede Manchete, que nos seus tempos áureos - a década de 90 - causou muita dor de cabeça com Pantanal, Mandacaru e Xica da Silva. Aliás, grande parte das equipes de atores, diretores e autores migrou para a Rede Globo, estando por lá até hoje.



Como falei anteriormente, embora as novelas da Globo estejam em baixa atualmente, ainda acho que as novelas brasileiras são as melhores do mundo. Não há país que chegue aos nossos pés na produção das mesmas. Não é a toa que elas são um dos nossos principais produtos no mercado mundial. E que assim continue, por muito tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário