terça-feira, 20 de julho de 2010

A amargura do horário das oito.

Não é de hoje que as novelas das 20h da Rede Globo vêm capegando em índices considerados pífios para o horário. Tudo começou com Paraíso Tropical (2007), de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que terminou 4 pontos abaixo da média geral de sua antecessora: Páginas da Vida (2006), de Manoel Carlos.

De lá para os dias atuais, as coisas só pioraram e os números foram caindo novela após novela. A meta 40, que era um número aceitável para as novelas, hoje raramente é alcançada, a não ser nas retas finais. Novelistas famosos, como Aguinaldo Silva, Manoel Carlos, Glória Perez e até o estreante em novelas das oito João Emanuel Carneiro passaram pelo horário. Nenhum deles conseguiu reerguê-lo.

A atual novela das oito, Passione, de Silvio de Abreu, é um retumbante fracasso de audiência. Patinando em médias que raramente passam de 35 pontos, dificilmente passará a média geral da antecessora, Viver a Vida, escrita por Maneco. A situação é tão delicada que a Rede Globo anda lançando chamadas dos capítulos o tempo todo na sua programação, na tentativa de reverter o quadro.

Silvio, na minha opinião de telespectador, errou feio a mão ao achar que poderia escrever uma novela ao estilo de Belíssima (2006) e arrebentar novamente na audiência, como fez na outra vez. Escalou uma já cansada Fernanda Montenegro, que já ofereceu à tv tudo que podia e está visivelmente cansada. Fernanda, que havia vivido a vilã Bia Falcão em 2006, não deveria ter voltado em outra parceria com Silvio: a imagem da personagem ainda permanece muito atrelada à da atriz. Vejo alguns outros erros pontuais, como a presença de Kayky Brito, que nunca me desceu como ator (é um rostinho bonito, é verdade), além de Carolina Dieckmann em outro papel insosso, novamente ofuscada pela atuação de Mariana Ximenes, que finalmente não está fazendo alguma coitadinha. Reynaldo Giannechinni está ruim como o vilão Fred e Tony Ramos lembro o grego Nikos, também de Belíssima, só pelo sotaque estrangeiro. Esses são alguns fatores que ajudam a entender o porquê da novela estar indo tão mal de audiência.

Esse fracasso todo é explicado parcialmente pela migração do público para outras mídias de entretenimento, como internet, cinemas e canais de tv fechada. Como a situação financeira do brasileiro também anda melhor, é provável que o mesmo ande menos tempo em frente à tv, uma diversão barata, para gastar seu dinheiro por aí.

O último grande sucesso de repercussão e público no horário foi a novela A Favorita (2008), de João Emanuel Carneiro, que transformou Patrícia Pillar numa vilã inesquecível. Carneiro, aliás, já demonstrou abertamente que conta com Pillar como protagonista em sua próxima novela. João Emanuel Carneiro, em sua primeira novela no horário, fez bonito e derrubou toda a concorrência da Rede Record, que atacou o horário de frente com Tiago Santiago, ex-colega de João na Rede Globo.



Para tentar reverter o atual quadro em que se encontra a principal faixa do horário nobre na televisão, a Globo estreia em Janeiro de 2011 uma novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com Glória Pires no papel de antagonista, revivendo seus dias de Maria de Fátima (Vale Tudo - 1988). É esperar para ver!

6 comentários:

  1. Há muito tempo venho criticando as novelas produzidas pela Rede Globo. Pela declarada falta de criatividade e pela escolha de um elenco, que por muitas vezes é repetitivo e chato.Essas "fórmulas" já estão ultrapassadas como muitos de seus autores , eu concordo com a sua crítica. Mas também não dá para levar a sério as produções das outras emissoras de TV que insistem e produzir algo, que chega a ser totalmente toscas e amadoras. Em minha opinião novela só serve para uma coisa , ou seja, manipular a população e deixa-la cada vez mais burra. Ou a Rede Globo muda a sua fórmula ou vai se igualar as outras emissoras. E as regravações de novelas antigas são a grande prova que a emissora não vai bem das pernas e começa a apostas nas reedições de grandes sucessos do século passado.Prefiro os seriados que contam histórias de grandes nomes da cultura nacional ou que são adaptadas em livros e contos de grandes autores de nossa literatura tão rica.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo parcialmente com o que foi dito até porque realmente o nivel das novelas estão caindo ou estão no mesmo ritimo que as anteriores. Não se trata do elenco. Fernanda Montenegro já mostrou seu poder em filmes, novelas e seriados cujos personagens jamais se misturam, só não consigo acreditar que uma atriz desse gabarito e outro como Tony Ramos, pegaram o roteiro fracoo e aceitaram participar da novela com tanta calma. O problema é que há repetições demais, roteiro igual das novelas anteriores, pouca coisa se desenvolveu. Como por exemplo a mocinha Carolina Dieckman não ser tão sonsa e ser mais esperta que a matriarca Fernada Montenegro. Apesar de ser uma coisa grotesca, animou um pouco a trama. Mas só isso não funciona. Estamos sendo bombardeados de filmes estrangeiros que abordam temas bem mais envolventes, seriados que conquistam o publico muito mais que as novelas e os roteiristas brasileiros caem no senso de repetir o que já foi mostrado. Talvez seja a hora por exemplo de Juliana Almeida filha do Manoel Carlos substitui-lo, já que ela está fazendo cinema fora, talvez tenha mais a mostrar do que esses autores já antigos da TV que mostram claramente não estarem mais dispostos a trabalhar como antes

    ResponderExcluir
  3. bastidoresessa questão das metas de audiência para cada horário já estão sendo revistas há algum tempo, como todos sabemos.apesar de todas essas especulações em torno dos números, a novela das oito segue como o principal produto da globo e a maior audiência da televisão - e dificilmente deixarão de ser, pelo menos pelos próximos anos. também não acho que os roteiros batidos sejam a causa dessa decadência de ibope, afinal novelas servem para entreter e não podem mudar sua fórmula de uma hora pra outra, porque já temos provas de que o público rejeita.
    penso que o problema está na forma de se contar as histórias - um exemplo é joão emanuel carneiro, que usou de uma história bem clichê, mas soube contar de maneira ousada e, embora tenha chocado parte do público, conseguiu fisgá-lo. ele, aliás, talvez por ser dessa nova geração de novelistas, não meteu os pés pelas mãos ao tentar inovar no gênero.
    o que vemos hoje em "passione", por exemplo, é um silvio de abreu atrapalhado, gritando aos quatro ventos que está fazendo uma trama ágil, achando que seus "personagens misteriosos" ainda estão com a bola toda, mas o que vemos é uma trama confusa, sem graça, que não empolga. é preciso reciclar os autores. trazer novos nomes, que saibam inovar sem perder a mão e sem abandonar o que o público fiel da telenovela espera delas.
    a direção também precisa se modernizar, mas sem pecar pelo excesso, que é o que mais vemos hoje, salvas poucas exceções. e quanto à "passione", silvio de abreu nunca foi meu autor predileto e denise saraceni, para mim, tende a tornar inssossa qualquer novela que põe a mão. o elenco é bom, alguns personagens são interessantes, mas não chegam ao telespectador de uma forma que entusiasme.
    a solução é esperar pelo charme e pelo refinamento de gilberto braga, que, na minha opinião, ao lado de aguinaldo silva, é o único autor das antigas das 21h que ainda tem feeling para dosar a necessidade de surpreender o telespectador (e isso abrange desde o mais moderninho até à vovó mais noveleira) e manter aquele melodrama rasgado que fez da novela uma paixão nacional.
    a internet é sim uma forte concorrente à televisão, e os 50 pontos são impossíveis de serem conquistados outra vez. essa questão das metas de audiência para cada horário já estão sendo revistas há algum tempo, como todos sabemos. mas boas novelas sempre terão repercussão e acredito que continuarão fazendo parte do cotidiano dos brasileiros por um bom tempo.

    é isso aí, celo.

    os textos estão cada vez melhores e os temas cada vez mais deliciosos!

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Acho mais provável que a queda na audiência, seja pelo excesso do mesmo. Novela é sempre aquela coisa, dificilmente nos surpreende, como aconteceu em A Favorita. Não acho que a atual esteja ruim, pelo menos ao meu ver, está bem melhor do que a anterior, na qual a protagonista foi totalmente ofuscada, não houve uma vilã de verdade, bem sem graça em outras palavras, Rio de Janeiro continua lindo, Búzios, eca rsrs, difícil demais digerir.Passione começou muito bem, cheio de tramas, coisas acontecendo(o contrario de Viver a Vida), personagens engraçados, boas atuações principalmente da Mariana Ximenes, enfim, a novela está muito boa, as pessoas que estão mudando os hábitos, gostos, novela hoje em dia é quase algo genérico.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito da Gloria pires. pra mim, é a melhor atriz do mundo. to louco para que estreie ''Insensato Coração'' a nova novela de Gilberto braga e Ricardo linhares. e em relação a audiência das novelas globais, a questão é que o povo já não tem mas paciência pra ficar em frente a tv para assistir coisas óbvias. Mas mesmo assim, continuam sendo as melhores novelas do mundo.

    Celo, tens que fazer um post sobre a grande novela do meu querido Maneco '' Por Amor.''

    ResponderExcluir