segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vale a pena ver de novo MESMO?!

Caraca, é impressionante isso! Duas semanas atrás, circulou um boato de que a próxima novela a ser reprisada na faixa vespertina VALE A PENA VER DE NOVO seria SETE PECADOS (2007), de Walcyr Carrasco. Aguardei um pouco para ver se a informação batia, mas como SINHÁ MOÇA deve se estender até Setembro, resolvi escrever agora.



Caso este informação se torne verdadeira, eu acho simplesmente um absurdo o que está acontecendo. Uma emissora como a Rede Globo, que possui novelas maravilhosas dos anos 80 e 90 em seu arsenal, jogando na programação uma novela que patinava na audiência e foi duramente criticada na época? É um pouco demais pra minha cabeça... mas vamos às razões da escolha, alegadas pela emissora: em primeiro, a exibição seguida de SENHORA DO DESTINO e ALMA GÊMEA na faixa vespertina, durante o ano passado, alavancou o ibope do horário, igualando-o muitas vezes ao das novelas das 18h e 19h que eram exibidas, como PARAÍSO, CAMA DE GATO e TEMPOS MODERNOS. Com isto, os anunciantes das faixas noturnas queriam redução no valor cobrado pela emissora para anunciar, pois de tarde o valor era bem mais barato e a audiência era praticamente a mesma. Com isto, a Globo se viu praticamente obrigada a exibir tramas de menos sucesso no horário, na esperança de que a audiência da faixa vespertina voltasse à casa dos 15 pontos e isso salvasse seus anunciantes noturnos. Sim, você leu certo: SINHÁ MOÇA inaugurou uma nova era nas reprises do VALE A PENA VER DE NOVO.

Problema número 2: o Ministério Público anda no pé dos autores de novelas e suas estórias. Novelistas como Duca Rachid e Thelma Guedes, responsáveis por CAMA DE GATO (2009), reclamaram que em qualquer armação da vilã Verônica (Paola Oliveira), elas eram notificadas pelo MP. Segundo uma delas, Verônica seria uma vilã muito pior e mais cruel. Isso mesmo, você não ouviu errado! Após 21 anos de ditadura militar no Brasil, a censura volta a imperar na televisão! E não é só isso: a novela TEMPOS MODERNOS, finalizada há quase um mês, foi reclassificada para maiores de 12 anos e só não teve sua exibição inviabilizada porque o Ministério Público tomou essa decisão após o último capítulo da mesma. Os autores das faixas das 18h e das 19h estão sofrendo todo tipo de censura e poda, forçados a contarem suas novelas na forma de água com açucar. De pensar que a Globo já exibiu tramas como MULHERES DE AREIA (1993) às 18h... ai, ai!

Com isso, a emissora está oficialmente PROIBIDA de reprisar novelas que não estejam marcadas com a classificação etária LIVRE no horário vespertino das reprises. Esqueçam todas as novelas das 20h e algumas das 19h... a emissora até cogitou reprisar COBRAS & LAGARTOS (2006), excelente trama de João Emanuel Carneiro, mas esbarrou na reclassificação do MP, que reclassificou a novela para 12 anos e deixou que a emissora terminasse sua transmissão na época com a promessa de que a novela não voltaria no horário vespertino futuramente.

A emissora usa o canal VIVA como "desculpa oficial" para não reprisar mais as novelas mais antigas, mas isso não cola... a tesoura tá passando forte na Globo, e não é a tesoura dos estilistas de Tititi...

Quanto à SETE PECADOS, foi a primeira novela de Walcyr Carrasco no horário das 19h, sendo também a sua primeira trama contemporânea. Não me agradou! Walcyr, na minha opinião, não sabe escrever tramas atuais e peca em vários quesitos: seu texto é infantil e desglamouriza os atores, além do fato dele sempre trabalhar com o mesmo elenco (Elizabeth Savalla que o diga) e costumar dar a este mesmo elenco personagens quase sempre muito parecidos. Cláudia Raia, segundo informações de bastidores, foi varrida do elenco da novela, sob alegação de estar acrescentando "cacos" demais nas falas de sua personagem Ágatha. Priscila Fantin, que havia acabado de protagonizar ALMA GÊMEA (2006) fez uma patricinha muito chata, que aprontava com todos e nada sofreu por isso.

A trama dos núcleos dos pecados perdeu-se totalmente ainda no início e deu lugar a um samba do crioulo doido, onde Malvino Salvador interpretava novamente um machinho orgulhoso, que era lutador de boxe. Nivea Stelmann vivia uma sacoleira que era sua namorava e repetia todo o capítulo o bordão "Eu sou chique de doer". Duda Nagle, que havia acabado de fazer AMÉRICA (2005), novamente vivia um personagem que engravidava a namorada e se casava com ela por isso. Isso sem falar em Elizabeth Savalla, que vivia novamente uma perua rica e exagerada, cheia de trejeitos e manias. Savalla, aliás, merecia trabalhar com outros atores, pois já está muito marcada.

Mas também vi algumas coisas boas na novela: Gabriela Duarte, fazendo papel de uma diretora que tenta mudar a rotina de uma escola pública. Carla Diaz, uma menina portadora do vírus HIV, que sofre com o preconceito dos colegas. E a sempre simpática e querida Cláudia Jimenez, que nos brindou com a anja Custódia.

Minha opinião? Não merecia reprise essa novela. Não mesmo! Podiam reprisar alguma coisa mais antiga e de mais sucesso... só digo isso!

3 comentários:

  1. Me espanta saber q essa novela vai ser reprisada, ta certo q eu nem lembrava mais dela (sinal q nao foi boa pois vejo tudo) mas passaram-se 3 anos só da exibição! Fala serio... Sem contar q odeio essa coisa de novela com anjos falantes
    Eu sou bem mais novelas de épocas, vejo todo dia Sinha Moça.
    Agora faça mil favor neh, q aumente a qualidade das novelas das 7 (q no geral sao bem ruinzinhas mesmo) e nao diminua o vale a pela ver de novo!

    ResponderExcluir
  2. Como sabemos, o fato do Walcyr estar em alta devido à "Caras e Bocas" colaborou em muito na decisão, mas mesmo assim também penso que não justifica. Adoro as novelas das 18h dele, que tem muito a ver com o que pede o horário... Já às 19h, é aquela trama fraca e clichê que dói nos olhos. "Sete Pecados", então... mereceu todas as críticas que recebeu. Walcyr estava despreparado, e com "Caras" mostrou pouca evolução no domínio de um texto para 19h.
    E quanto à reclassificação, também acho uma hipocrisia. No mesmo horário das novelas, que são pura ficção, temos o Datena encharcando sangue na nossa televisão e a Sônia Abrão tranformando velório em "showneral", isso só pra exemplificar.

    É isso aí Celo... Lendo seus textos me vejo numa das nossas muitas conversas sobre esse assunto que a gente ama tanto... Bom demais! ;D

    ResponderExcluir