quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Eleições e a tv: o inferno é aqui e agora!



Eu, você e todo mundo já vimos: começou ontem a propaganda política obrigatória, que nos concede uma hora e quarenta minutos totais diários de pura confrontação ideológica e política, usando o povo como fantoche. Não sei qual a sua opinião a respeito do horário político, mas eu procuro assistir quando posso... gosto de ver de que maneira está sendo empregado o dinheiro arrecadado pelos partidos.

Hoje, para o meu deleite, pude ver uma das candidatas ao governo do meu estado (Santa Catarina) brincando de ser Ana Maria Braga em seu tempo de propaganda política. Ela "atuava" em um cenário parecido com o do programa da loira global e ainda tinha ajuda da ave Louro "Zezé". De chorar, não?

Candidatos a cargos no legislativo falando em ritmo de narrador de futebol, espremidos em 15 segundos, para aproveitar melhor o tempo. E os candidatos a reeleição então... exibindo suas obras mal acabadas e choros de eleitores, que juram ter tido as vidas modificadas pelas mãos mágicas desses políticos. Tudo isso, regado a muitos jingles e bordões de fazer inveja a qualquer setor de marketing de loja de departamento.



Ouço ainda reclamações acerca de a sua novela favorita estar começando vinte minutos mais tarde, ou o jornal de esportes estar indo ao ar um pouco mais cedo. Acredite: se você não gosta de ver a programação alterada, menos ainda gostam as emissoras de tv, que perdem faixas de programação - inclusive de horário nobre - para a propaganda política e deixam de arrecadar com os anunciantes da programação normal. Fora que a tendência natural da audiência é desabar, pois o horário eleitoral derruba o share (número de televisores ligados). As pessoas desligam suas televisões e vão fazer outras coisas durante esses cinquenta minutos.

E hoje, mesmo com advento da internet e das ferramentas sociais, inclusive com muitos candidatos criando twitter e blogs, essa faixa da programação televisiva continua sendo cedida aos partidos políticos, que esbanjam dinheiro na produção de propaganda política. Isso sem falar nos panfletos, outdoors e cartazes, que emporcalham nossas cidades e não são totalmente retirados após o segundo turno.

Eu, como cidadão brasileiro, aconselho vocês a tentarem acompanhar a propaganda. Especialmente se você ainda não sabe em quem irá votar! Assista, avalie e discuta com você mesmo essas questões. Depois de eleger ou tirar alguém do poder, não adianta botar a boca no mundo. O povo se manifesta agora... depois, é com ELES!

Um comentário: