terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tudo errado no horário das 20h

Pessoal, eu já tinha dito há alguns posts atrás: PASSIONE é um fiasco retumbaaaaaaaaaante de Silvio de Abreu. A novela é rejeitada e a culpa cada hora cai no colo de alguém. Sobrou até pra Manoel Carlos e sua VIVER A VIDA, que antecederam a novela no horário, mas já foram embora desde Maio.



Passados dois meses e meio desde sua estreia, tudo que podemos vislumbrar neste folhetim é um colcha de retalhos de tudo que já foi escrito por Silvio de Abreu, com ênfase especial em BELÍSSIMA (2006), último folhetim do autor. Esta, uma novela com alguns acertos e muita audiência a mais, parece ser a principal fonte de inspiração de onde o autor tirou suas estórias, num copia e cola de fazer inveja a qualquer programa do meu office.

Vamos aos pontos: elenco parecido. Não adiantou substituir Cláudia Abreu e Glória Pires por Carolina Dieckmann e Larissa Maciel nos papéis de mocinhas. Os perfis continuam praticamente os mesmos. Carolina, aliás, atua muito bem, mas não me desce sempre nesse mesmo tipo de personagem - quando atuou em papéis diferentes, como a Leona em COBRAS & LAGARTOS (2006), arrasou. Tony Ramos interpretando novamente algum estrangeiro de sotaque forte não nos lembra o mesmo Nikkos de BELÍSSIMA? Isso sem falar em seu último papel, um indiano em CAMINHO DAS ÍNDIAS (2009). Tony, aliás, merece umas férias maiores entre uma novela e outra, como faz Antônio Fagundes. Fernanda Montenegro, novamente em parceria com o autor, vive outra vez uma milionária. Porém, desta vez sua índole é boa e a personagem passa os capítulos a sussurrar "Meu Deus, meu Deus!" pelos cantos da casa... chega a me dar saudades da Bia Falcão. Por último, um mesmo Marcelo Antonny cercado por um mistério, igualzinho ao André que vivia falando ao celular com um desconhecido em BELÍSSIMA.



O autor tentou inovar também, é verdade: trazer Mariana Ximenes num papel de vilã (FINALMENTE!!!) e dar a Aracy Balabanian um grande papel foram duas sacadas de gênio do personagem. Porém, Reynaldo Giannechini tem deixado a desejar na sua atuação. Mayana Moura é outra que não me desce, ainda mais quando penso que o papel seria de Alessandra Negrini. Nesse ponto, há um boato de que a mesma saiu da novela pelo fato do papel não estar à sua altura. Não sei até onde isso é verdade...

Direção: a parceria com Denise Saraceni, tão comemorada em BELÍSSIMA, se repetiu. Mas desta vez sem a mesma afinidade vista da outra vez. A edição dos capítulos está ruim, desde os cortes para os intervalos até o gancho final do capítulo, passando pelas músicas incidentais de cada cena. Há personagens secundários demais na trama - e a maioria deles é sem graça e interpretado por atores sem carisma -, o que atrapalha o andamento da novela em seu núcleo principal.

Silvio aposta em mortes misteriosas, que apagarão vários dos personagens principais da trama e começarão a acontecer por volta do capítulo 100 (estamos agora na casa dos 70). A trama de suspense do autor é muito boa, mas espero que ele dê à solução do caso uma atenção e uma definição melhor e mais surpreendente do que a de BELÍSSIMA, quando se descobriu que a grande vilã Bia Falcão é quem era a grande armadora das mortes misteriosas da novela.

A audiência por enquanto vem patinando na casa dos 35 pontos, o que está longe de ser bom para um horário em que a emissora espera entre 40 e 45. A média geral da novela é 32, o PIOR número da história das tramas das oito. E o mais chocante: Silvio dificilmente perderá este posto, já que VIVER A VIDA, com seus 209 capítulos, fechou com 36 pontos de média geral.

Silvio de Abreu deverá sair do horário nobre depois de PASSIONE, pois escreverá o remake de GUERRA DOS SEXOS EM 2013, quando a exibição original da trama completar 30 anos. É torcer para que o autor esteja mais inspirado em seu próximo trabalho. E é torcer também para que Gilberto Braga e Ricardo Linhares, aliados à Dennis Carvalho e um grande elenco (falarei desta novela em breve) façam bonito a partir de Janeiro de 2011, com INSENSATO CORAÇÃO.

4 comentários:

  1. Disse tudo, Celo. Sobra gente sem carisma, muita trama secundária mal desenvolvida e esse erro grave de repetições de atores no mesmos papéis.
    Tony Ramos merece um personagem não-estereotipado. E Fernanda Montenegro, esse patrimônio da nossa teledramaturgia, deve ser valorizada como tal, com personagens históricas, como foi Bia Falcão.
    Discordo quanto à Carolina Dieckmann: acho ela uma das melhores atrizes dessa (nem mais tão) nova geração. Ela convence em qualquer papel. Mocinha ou vilã, admiro muito o trabalho dela.
    A história central, pelo que assisti nos últimos capítulos, até que está interessante, mas falta aquela coisa que a gente não sabe direito o que é.
    Aí que entra o maior problema: FALTA DIREÇÃO pra tornar a novela emocionante. Os ganchos não são valorizados, a trilha não empolga nem um pouco, os capítulos não repercutem por estar tudo muito batido e previsível.
    Também acho difícil a produção decolar até o final. Oremos pelo retorno do rei Gilberto Braga! =)

    ResponderExcluir
  2. Amei amei ameii.. você é genial e nasceu para critica de novela. Não tinha pensado em vários pontos, mas depois que comentou e escreveu parei e percebi.. Acho digno a Balabanian ganhar um destaque maior, ela é de um cunho de atrizes muito bom. Mayana Moura não me desce às vezes também. Tony é sempre a mesma coisa em qualquer novela, assim como Humberto Martins também éh! Ameii

    ResponderExcluir
  3. Axo q o q mais gosto da novela eh a Dona Brígida, ela sempre me faz rir com seu jeito. Agora a personagem da Gabriela Duarte eh legal ateh, mas ela nao faz nada, soh pensa safadeza e nao tem nada a ver com o foco da novela, soh quer saber do fragolone (Sei lah como ela fala uhauha), ateh o olavinho anda sumido...

    Cá entre nos Marcelo, tu faz todo mundo refletir e debater sobre o tema, tua leitura prende a gente ate o fim, parabéns mais uma vez.

    Fui!
    :P

    ResponderExcluir