quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O rei do Nordeste.



Gente, Aguinaldo Silva é O cara. Quem nasceu nos anos 80, como eu, pôde conhecer sua época de ouro e aprender a amar esse autor. Li várias entrevistas em que ele conta que se inspirou fortemente em sua infância pra criar os personagens e enredos nordestinos de suas novelas regionalistas. Aguinaldo sempre acerta nessas horas... SEMPRE!

Vamos às novelas que aprendi a amar desse autor: TIETA (1989), PEDRA SOBRE PEDRA (1992), FERA FERIDA (1993), A INDOMADA (1997) e PORTO DOS MILAGRES (2001). Isso sem contar seu trabalho em ROQUE SANTEIRO (1985), onde aceitou ser creditado como colaborador, mas tem grande mérito na realização da obra. Aguinaldo Silva cria sotaques e seres maravilhosos, cercados por lendas e crendices. Quem não se lembra da mulher de branco, em TIETA, ou do cadeirudo em A INDOMADA?

Cercado por atores feras, que transformam seus personagens em figuras memoráveis da dramaturgia, o autor fez o Brasil parar para ver Betty Faria interpretando nas telinhas o papel que coube a Sônia Braga nas telonas, em 1989. Cenas inteiras sem uma fala sequer se tornaram antológicas. Tudo isso regada a muita trilha sonora de excelente qualidade e uma produção que deixa as novelas dos anos 2000 no chinelo, confira:



Enfim... tenho muita saudade dessa porção regionalista de Aguinaldo Silva. Não que ache que ele não saiba escrever novela urbana... SENHORA DO DESTINO (2004), de sua autoria, é uma das melhores novelas que já assisti. É apenas saudade de uma época muito boa que parece que vai ficar apenas no passado, hehe. Espero que eu esteja errado e possa voltar a ver os personagens e estórias fantásticas, que marcaram toda uma geração de noveleiros. É isso aí... e pra vocês ficarem com um pouco mais de água na boca, mais uma cena da novela TIETA, pra gente matar as saudades juntos:

Um comentário:

  1. Acredito que já está na hora da Vênus Platinada pensar em colocar no ar mais uma produção de Aguinaldo Silva. Tem certas horas, que essas novelas "bairristas" da Poderosa dão no saco . Só mostram lugares fora do Brasil, e quando se fala em nossa terra, os temas se desenvolvem em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Já deu não é? Haja saco com a Globo!

    ResponderExcluir