segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Araguaia?

Caramba, hoje estreiou a nova novela das 18h, Araguaia. Não posso dar opinião sobre esse início, pois estive fora durante a exibição. Aliás, pra eu voltar a ver uma novela das 18h, acho que vai ser difícil... o horário não favorece em nada!

A trama vem com a difícil missão de substituir Escrito nas Estrelas, de Elizabeth Jhin, autora que cresceu MUITO em sua segunda novela solo. A obra, aliás, foi a maior audiência da Globo desde Eterna Magia (2007), primeira novela de Jhin.

Postei sobre o autor Walther Negrão há um tempo atrás, sendo que minha opinião sobre ele continua a mesma: é um ótimo autor, porém esqueceu sua criatividade e sua veia de novelista em algum lugar do ano passado - mais precisamente dos anos 90.

O capítulo de estreia marcou 26 pontos na prévia, um número considerado bom para os dias atuais. Resta saber se o autor resistirá às provas que a Globo está impondo a ele, como escrever no horário de verão e do fim de ano (quando o número de tvs ligadas cai assustadoramente, principalmente no horário das 18h). Negrão, aliás, não tem dado sorte nesse quesito. Suas duas últimas novelas (Como Uma Onda/2004 e Desejo Proibido/2007) foram ao ar em épocas semelhantes a esta de agora.

A abertura parece bonita, mas não prende. A única coisa legal foram os efeitos de transição entre as cenas, que aparecem congeladas. A música é de dar sono... confira abaixo:



Acho uma pena também o fato de Regina Duarte durar poucos capítulos na trama, uma vez que ela anda afastada da televisão e carecendo de algum papel de destaque na teledramaturgia. Porém, ainda nos sobram os talentosos Lima Duarte e Laura Cardoso, felizmente.

Murilo Rosa e Cléo Pires não me agradam como casal protagonista. Novamente também vemos duas mulheres disputando o amor do mocinho. Acho que seria mais interessante, a título de novidades nas novelas, inverter o triângulo... por que não dois homens disputando o amor de uma mulher?

Acho cedo demais para julgar uma obra, mas acho que dificilmente irei parar o que estou fazendo no horário pra assistí-la. Tenho preferido, por exemplo, acompanhar o remake de Tititi, que está arrasando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário