quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sete Pecados?! Errou... e errou feio!



Gente, eu havia dito há algumas postagens atrás, antes sequer das chamadas das novelas começarem a passar na programação. Sete Pecados (2007) foi um erro para jamais ser reprisado, ao contrário de novelas ruins de audiência, mas merecedoras de uma reprise, como foi o caso de Força de Um Desejo (1999).

A salada de Walcyr Carrasco, sua primeira incursão no horário das 19h e nas tramas contemporâneas, não vingou! O autor escalou seu elenco habitual, composto por Priscila Fantin, Elizabeth Savalla, Malvino Salvador e Nivea Stelmann, entre outros. A ideia dos núcleos que representavam os sete pecados tropeçou feiamente, dando espaço ao folhetim convencional do meio pro fim da novela. Cláudia Raia foi varrida do elenco por atritos com o autor, segundo correm as fofocas de bastidores.

Criaram-se novamente as famosas situações extremamente "Walcyrnescas", onde ocorriam as cenas de flagrantes de traições com o suposto traidor dopado e carregado para a cena do crime - caso da personagem de Giovanna Antonelli. Ou então aconteciam os mil casamentos, onde sempre o noivo ou a noiva passavam por algum problema e acabavam não casando. Isso sem contar os personagens fora do tom e exageradamente "palhacescos", mais uma vez o caso de Savalla e Malvino Salvador, vivendo mais do mesmo.

Acho o texto de Walcyr Carrasco MUITO fraco... seus diálogos são sofríveis e ele não se renova. Em Caras & Bocas (2009) já notei uma leve melhora, mas não consigo acompanhá-lo. Porém, admito que ele é um autor extremamente folhetinesco e o público admira esse tipo de obra. O telespectador brasileiro das novelas gosta de ver sempre o mesmo formato, infelizmente. A tv está fechada para inovações neste quesito!

Bom... quanto à reprise deste "Grande Sucesso", segundo o locutor das chamadas, a audiência - que já patinava por volta dos 16 pontos na reprise de Sinhá Moça (2006), antecessora no horário - caiu para ridículos 10/11 pontos nesta primeira semana. Um índice pífio! Se Silvio Santos for esperto, coloca alguma novela mexicana de forte apelo ao público pra brigar pela liderança na audiência.

Essa queda era previsível, pois em decisão tomada pela emissora em Março, a Globo optou pela reprise de novelas com "menos sucesso" na faixa de tarde, pois os anuniantes queriam redução na faixa de preço do horário noturno, dado que a audiência estava praticamente igual nestes dois momentos em muitos dias. Com isso, entrou Sinhá Moça no lugar de Alma Gêmea (2005), outra novela de Walcyr Carrasco.

E o público do horário, que clama por grandes sucessos dos anos 90 e até mesmo novelas mais recentes que foram de grande sucesso, fica a ver navios... uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário