sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Malhação: até quando aguentaremos isso?

Pessoal, é fato: tudo na televisão tem um ciclo, que pode ser curto ou longo. Um fator principal contribui com isso: audiência (aceitação do público).

O seriado Malhação, no ar desde 1995, parece ser inatingível por tal lógica na televisão. Está no ar há exatos 15 anos e nunca sai da grade da programação da emissora Globo. O programa já foi uma academia de ginásticas, passou por uma fase mista e virou finalmente um colégio, onde os adolescentes interagem e vivem seus rolos e confusões por cerca de um ano, até entrarem novas estórias em cena.

O programa chegou a ter grandes índices de audiência, entre as temporadas de 2001 e 2004, quando apostou em rostos que já rondavam a emissora. A temporada de 2002, protagonizada por Juliana Silveira e Henri Castelli (FOTO), foi considerada a de maior sucesso da história do programa. Em 2004, com Juliana Didone, Guilherme Berenguer e Marjorie Estiano, o programa chegou a bater na casa dos 40 pontos, índice considerado EXCELENTE para o horário na época, inatingível hoje até para a novela das oito.



Nessa época, os rostos que apareciam na série eram mais conhecidos e uma parte maior do elenco costumava transitar entre uma temporada e outra, adaptando melhor o público às novas fases do programa. O seriado ainda contava com futuros autores de prestígio na emissora, como Andréia Maltarolli e Emanoel Jacobina, que tornavam a novelinha algo mais consistente e mais amarrado, sem o tão enfadonho tom do "vamos aprender em frente à tv".

O que se vê hoje no programa é um grupo de novos atores adentrando nos cenários a cada nova temporada do programa. A fórmula também está desgastada para o grande público: muito se falou dos problemas da adolescência, como gravidez, amor entre classes e raças, drogas, DSTs, obesidade, homossexualidade, rebeldia e distúrbios psicossociais. Porém, a maneira como esses assuntos são abordados são sempre os mesmos e já cansaram o telespectador.

Poucos atores das atuais fases de Malhação são aproveitados futuramente pela emissora em outros programas, isso para nem lembrar dos muitos que foram fazer novelas e programas em outros canais. Puro desperdício da Globo... por onde andam, por exemplo, Fernanda Nobre, Ludmila Dayer, Fábio Azevedo, Juliana Silveira, Mário Frias, Roger Gobeth, Gisele Frade e Sérgio Hodjakoff? Aposto que você nem lembra de muitos desses nomes, não?

A audiência atual da novelinha é um desastre e não se sabe por quanto tempo ela irá perdurar na grade da Vênus Platinada... o negócio é torcer pra não arranjarem algo pior pra tapar o buraco quando a casa cair, não é mesmo?

Um comentário:

  1. Todo inivcio de temporada eu xingo pq eh sempre a mesma coisa, mas no final sempre acabo vendo. Essa nova temporada tah muito fora da casinha, 2a vez q começa com um acidente misterioso (oi?)! E detestei a cara da protagonista, tem sobrancelha de má uhauhua

    ResponderExcluir