segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Reestreia de VALE TUDO: vale a pena ver de novo!



Pessoal, estreia hoje no canal VIVA a reprise a maior novela brasileira de todos os tempos. Ao lado de O DONO DO MUNDO e CORPO A CORPO, também de Gilberto Braga, essa novela apresentou-se como a perfeição na história dos folhetins diários.



VALE TUDO foi simplesmente uma novela onde, nas palavras de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva na coleção AUTORES, tudo pegou desde o início. A discussão de valores como a ética, a moral e a boa conduta no dia a dia confrontou personagens como Raquel Acioly e Odete Roitmann. A elite brasileira arrogante e intolerante contra o povo que trabalhava e subia na vida honestamente.

Tudo isso, tendo como pano de fundo a direção genial e sempre maravilhosa de Dennis Carvalho. Coroando a estória, Glória Pires no papel da vilã Maria de Fátima, que começa a novela vendendo a casa em que mora mãe e termina-a vendendo o próprio filho, gerado em sua barriga.

O Brasil, recém-saído da Ditadura Militar e que aprendia a conviver novamente com a democracia e o voto direto e obrigatório, abraçou a causa e se identificou prontamente com a novela.



Dramas como ascenção social e econônimca, alcoolismo, relações frágeis de parentesco e preconceito social também estão bem presentes. Temas que, inclusive, continuam atuais e sendo abordados em novelas até os dias de hoje, 22 anos depois da exibição original.



Excelente elenco, excelente direção e excelente trilha sonora (confira no link). Meu sonho é rever essa obra por completo, em seus 203 capítulos. Sonho esse que realizo a partir de hoje, de segunda a sexta, à 0h45. Obrigado, VIVA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário